Algumas feridas proporcionam cura! ❤️🩹
Entenda como Deus também usa o sofrimento para o cumprimento do Seu propósito. Pegue sua Bíblia, seu café e junte-se à conversa.
Vivemos em um mundo cheio de coisas ruins, e isso não se pode negar, todos os dias parece surgir uma nova notícia desanimadora em relação à esperança para a humanidade. Eu garanto que você, caro leitor, também já enfrentou momentos difíceis e situações que te feriram de alguma forma.
Mediante tudo isso, nossa mente fraca e humana, logo começa a questionar Deus. Será que Ele se esqueceu ou está simplesmente ignorando a minha dor?
No texto dessa semana quero explorar esse assunto com você, para que juntos possamos entender como Deus também usa o sofrimento para a realização do seu propósito.
Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus. Salmos 42:11
Vivemos em um mundo pós-queda
A primeira coisa que precisamos abordar é sobre o fato de vivermos em mundo contaminado pelo pecado, consequência da queda do homem.
Quando voltamos na criação percebemos que Deus deu ao homem autoridade e domínio sobre a terra:
Deus os abençoou e lhes disse: "Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra". Gênesis 1:28
Mas, o Senhor também deixou uma ordem, eles não podiam comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Sabemos que o diabo, usando a serpente, enganou Eva, que comeu do fruto e deu a Adão, o qual também comeu e, dessa forma, o pecado entrou no mundo, pela desobediência.
Agora, precisamos nos atentar ao fato de que quando Deus declara as consequências do pecado, Ele afirma para Adão:
E ao homem declarou: "Visto que você deu ouvidos à sua mulher e comeu do fruto da árvore da qual ordenei a você que não comesse, maldita é a terra por sua causa; com sofrimento você se alimentará dela todos os dias da sua vida.” Gênesis 3:17
A terra foi amaldiçoada, pois Deus havia dado ao homem o domínio sobre ela, o qual abriu espaço para que o pecado entrasse, e onde reina o pecado, reina também a morte. E quem mais opera em prol da morte se não o próprio diabo?
Por isso, ao tentar Jesus no deserto, ele afirmou que a terra e toda a sua glória lhe pertence e Jesus, por sua vez, não o desmentiu. Isso porque a própria Palavra nos afirma que “o mundo jaz no maligno” (1 João 5:19).
Mediante essa situação se torna claro porque tantas coisas ruins acontecem, o mundo está sendo regido pelo pecado, o homem se afastou do Senhor e escolheu suas próprias ambições egoístas, a morte passou a ter lugar deformando a perfeita criação de Deus. Isso significa que agora o sofrimento se tornou parte da vida (pelo menos, da vida nessa terra).
Calma, o pecado e a morte não venceram!
Todo esse cenário pode causar medo e incertezas, afinal, acabamos de ver que o mal impera no mundo em que vivemos! Mas, tenha calma, Jesus venceu o pecado!
Desde o jardim, a promessa de uma semente, vinda da mulher, que esmagaria a cabeça da serpente foi anunciada e percorreu por toda a Bíblia até chegar a Cristo.
Mesmo diante do pecado, Deus prometeu uma forma de restauração para o homem. Um justo teria de ser sacrificado no lugar dos injustos para que, pela morte de um só homem, a justiça de Deus se manifestasse (Romanos 5:17-18). Na prática, isso significa que a justa ira de Deus que estava sobre nós, caiu sobre Jesus, o qual tomou o nosso lugar, pagando por nossos pecados.
Por isso, agora, todos os que creem em Jesus Cristo como único e suficiente salvador estão livres do jugo do pecado e da morte! 🙌🏻
Mas, coisas ruins ainda acontecem…
Sim, isso é verdade. Precisamos nos lembrar que, embora Jesus tenha nos resgatado do pecado, ainda vivemos em um mundo contaminado pelo mesmo, o que significa que o mal permanece agindo.
Porém, devemos nos alegrar na esperança de que Deus não perdeu o controle, pelo contrário, Ele já nos revelou o final e nos mostrou que todos os que permanecem firmes Nele serão consolados e viverão eternamente em glória e alegria, diante de Sua presença.
Pois, lembre-se, a verdadeira vida é a que começa depois daqui!
Como Deus usa o sofrimento?
Se eu te perguntar o que uma ferida representa para você, provavelmente sua resposta será: dor.
Mas, e se eu te disser que feridas também podem resultar em cura?
Pense em um médico-cirurgião, ele precisa “ferir” muitas pessoas a fim de proporcioná-las cura e, embora o processo seja doloroso, ele sabe que isso é necessário para o bem maior daquele paciente. Uma cirurgia é uma ferida que conduz à cura!
Em nossas vidas, passamos por momentos difíceis e, muitas vezes, não entendemos como isso pode trazer algo de bom para nós, mas precisamos nos lembrar que Deus pode usar as mais dolorosas feridas e transformá-las em cura, para nós e para os outros.
Se você já leu a história de José, relatada em Gênesis, sabe que ele foi vendido como escravo pelos seus próprios irmãos e mais tarde, no Egito, foi preso por um delito que não cometeu. Ao olhar para uma situação como essa não conseguimos ver nada de bom, mas a história se segue e nos mostra que Deus usou José para interpretar o sonho do faraó, o qual o tornou governador sobre todo o Egito e, assim, José foi capaz de salvar inúmeras vidas da fome, inclusive os seus próprios irmãos.
No último capítulo de Gênesis está registrada uma afirmação de José que, não somente resume a sua história, mas nos mostra o agir de Deus ao decorrer de toda a história da humanidade.
Vocês planejaram o mal contra mim, mas Deus o tornou em bem, para que hoje fosse preservada a vida de muitos. Gênesis 50:20
Glória a Deus! Mesmo das situações mais inesperadas o Senhor faz surgir vida!
Não desista, Jesus já venceu por você!
Enquanto ainda estamos no mundo, vamos enfrentar situações difíceis, mas isso não deve ser motivo para te fazer parar. Lembre-se do que Jesus nos afirmou:
"Eu disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo". João 16:33
A vitória já é de Jesus Cristo, podemos confiar que ao final triunfaremos juntamente com Ele sobre o pecado, a morte e o diabo!
Console o seu coração com essas palavras:
Ouvi uma forte voz que vinha do trono e dizia: "Agora o tabernáculo de Deus está com os homens, com os quais ele viverá. Eles serão os seus povos; o próprio Deus estará com eles e será o seu Deus. Ele enxugará dos seus olhos toda lágrima. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor, pois a antiga ordem já passou". Aquele que estava assentado no trono disse: "Estou fazendo novas todas as coisas!" E acrescentou: "Escreva isto, pois estas palavras são verdadeiras e dignas de confiança". Apocalipse 21:3-5
Recomendação de livro:
Alinhado ao assunto de hoje, quero aproveitar para recomendar o livro: O sofrimento nunca é em vão, da Elizabeth Elliot.
Entenda, de maneira mais profunda, como Deus trabalha mesmo em meio o sofrimento. Através da história de uma mulher que passou por diversas perdas, mas manteve sua fé em Jesus.
Nota: ao comprar por esse link você apoia o meu trabalho, pois recebo uma pequena comissão - sem qualquer custo extra para você. Obrigada! :)
🎥 Vídeo da semana:
O mundo espiritual é real e, como cristãos, precisamos saber como nos posicionar para não conceder qualquer legalidade para os espíritos das trevas. ⚔️ Por isso, vamos entender mais sobre como esses espíritos tentam acessar nossa vida!
Devocional, Fé & Café é uma newsletter para todos os que desejam viver em intimidade com Deus e glorificá-lo em todas as coisas.
Isso é tudo por hoje. Espero que Deus tenha falado ao seu coração através dessa palavra! 💞☕ Caso tenha perdido, confira a edição passada:
"Não haverá mais noite ali, não haverá nenhum clamor. Verei os olhos de Jesus e tocarei seu corpo enfim..."
Que esperança, que consolo!
Glória a Deus por Sua grande obra por nós.
Obrigada❤️