Arrependimento proporciona restauração, remorso não!
Entenda a diferença entre Judas e Pedro e, porque ambos tiveram finais diferentes. Pegue sua Bíblia, seu café e junte-se à conversa.
Olá, leitores! 🙋🏻♀️
Edição da semana…
Atualizações da última semana. 🗓️
Arrependimento ou remorso?
Vale a pena persistir no propósito de Deus!
Na edição da semana passada eu comecei falando sobre tentar de novo, persistir com constância em direção as metas estipuladas no início do ano e praticar atitudes que, de fato, são importantes.
Pois bem, eu realmente levei esse pensamento a sério por aqui! Haha Decidi organizar a rotina e retomar os hábitos saudáveis, tanto para minha vida física quanto espiritual, após ter passado um breve momento de bagunça (no sentido de não seguir com o planejamento). ✍🏻
Decidi começar de forma simples, fortalecendo os hábitos que eu já tenho e quero manter, substituindo os maus por hábitos bons, como deixar de usar o celular (ou computador para trabalho) à noite e fazer uma leitura ou simplesmente descansar. Isso me ajudou a dormir melhor e acordar cedo para pôr em prática meus objetivos matinais: oração, leitura bíblica e atividade física.
Essa semana foi totalmente diferente, consegui ser constante mantendo hábitos simples e me senti muito mais feliz e energizada para cumprir as minhas tarefas!
Espero ter conseguido motivar você, caro leitor, a fazer o mesmo e começar a priorizar as atitudes certas, fazendo tudo para a glória de Deus! - Caso ainda não tenha começado, aproveite esse relato de sucesso 😅 para tomar a iniciativa.
Ele lhes disse: — Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas.
Marcos 16:15
Devocional: Arrependimento ou remorso?
Hoje (dia em que estou escrevendo) meu devocional foi sobre a crucificação de Jesus, relatada no evangelho de Mateus. E enquanto eu fazia a leitura, novamente um ponto chamou minha atenção, a diferença entre Pedro e Judas.
Podemos ver nas Escrituras que Jesus sempre tratou todos os seus discípulos de maneira igualitária, ainda que soubesse desde o início quem iria o trair. Os mesmos ensinamentos e oportunidades concedidos a Pedro, também foram dados a Judas, mas havia uma diferença entre os dois.
Enquanto Pedro amava Jesus verdadeiramente, Judas o seguia com o interesse no status e poder. Isso se torna ainda mais perceptível, quando Jesus começa a falar com mais frequência sobre a necessidade de sua morte e demonstra que não estava interessado em reinar (pelo menos não nessa terra) o que desencadeou a decisão de Judas de trair o seu mestre. 😔
Pedro, no entanto, anuncia a Jesus que jamais o deixaria e, se necessário fosse, morreria por Ele. Bom, sabemos que, na verdade, no momento da prisão de Cristo, Pedro o negou por três vezes, como já havia sido alertado que aconteceria.
Mas, existe uma diferença nessas duas histórias, pois ainda que Pedro tenha negado Jesus, os versículos seguintes nos informam que Ele chorou amargamente, enquanto Judas sentiu remorso por sua atitude e tentou devolver o dinheiro recebido para trair a Cristo.
Então Pedro se lembrou da palavra que Jesus tinha dito: "Antes que o galo cante, você me negará três vezes". E, saindo dali, chorou amargamente.
Mateus 26:75
Quando Judas, que o havia traído, viu que Jesus fora condenado, foi tomado de remorso e devolveu aos chefes dos sacerdotes e aos líderes religiosos as trinta moedas de prata.
Mateus 27:3
As lagrimas de Pedro demonstram um arrependimento profundo, enquanto a atitude de Judas nos mostra que, no fundo, ele nunca se atentou para as verdades declaradas por Jesus, na verdade, embora estivesse andando com Cristo, o seu coração estava longe dele. 💔
Ao ser traído por Judas, Jesus ainda o chamou de amigo. Isso nos mostra que o Senhor concede a todos a mesma oportunidade de conhecê-lo e viver o seu propósito, mas tudo depende das nossas atitudes. Judas escolheu o caminho errado e, mesmo após ter pecado, ele não se arrependeu.
Pedro teve arrependimento e, por isso, foi restaurado por Cristo para se tornar um ministro do evangelho e fundador da igreja primitiva.
O Senhor tem perdão e restauração para as nossas vidas, mas nós precisamos nos voltar para Ele com verdadeiro arrependimento, estando dispostos a deixar tudo por amor a sua presença.
Vale a pena persistir no propósito de Deus!
No vídeo da semana, além de agradecer pelos 100 mil inscritos no canal, quero te mostrar que sempre vale a pena seguir o propósito de Deus e ser perseverante, mesmo em meio ao processo! O Senhor tem te chamado para fazer algo? Siga em frente!
Devocional, Fé & Café é uma newsletter para todos os que desejam viver em intimidade com Deus e glorificá-lo em todas as coisas.
Isso é tudo por hoje! Caso tenha perdido, confira a edição passada!
Como sempre edificando nossa fé e o meu dia obg bebel !! Deus abençoe sua vida grandemente