Liberdade não é Libertinagem, entenda a Graça!
Muitos usam da graça como pretexto para libertinagem, que não é o mesmo que liberdade, por isso veremos o quão errado está esse pensamento. Pegue sua Bíblia, seu café e junte-se à conversa.
Quando falamos sobre a graça, favor imerecido de Deus para conosco, logo surgem pessoas defendendo a ideia de que não existe responsabilidade da nossa parte ao interagir com ela, grande erro por sinal.
No texto dessa semana, quero te mostrar que graça não é ingresso para libertinagem, como muitos anunciam por aí. Na verdade, ela nos proporciona a verdadeira liberdade em Cristo que, já adianto, nada tem a ver com permissividade para fazer o que quiser.
Pois pela graça vocês são salvos, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie.
Efésios 2:8-9
O que é a graça?
Segundo o ensinamento bíblico, reconhecemos que a graça é um favor imerecido de Deus, ou seja, não a recebemos não por mérito, mas porque Deus em sua misericórdia decidiu nos alcançar, entregando a Cristo para pagar por nossos pecados e, assim, nos dar acesso ao Pai. 🤍
Mas, a graça não se resume apenas a etapa inicial da salvação (a conversão), ela está presente durante toda a jornada cristã, como a força capacitadora que nos conduz a viver conforme a vontade de Deus.
Pois a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos instrui a renunciar à impiedade, aos desejos mundanos e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação do nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática do que é bom.
Tito 2:11-14
Perceba que a graça também nos “instrui a renunciar a impiedade” e nos guia a ser um povo “dedicado à prática do que é bom”. A graça de Deus deve estar presente em todos os momentos de nossas vidas, pois por ele somos capacitados a cumprir a obra de Cristo.
Libertos do Pecado
A Bíblia nos afirma que somos salvos pela graça, por meio da fé. Ou seja, a graça de Deus nos alcança nos conduzindo a Cristo, mas nós devemos colocar a nossa fé no seu sacrifício redentor para, então, sermos salvos da nossa condição de pecadores.
A partir do momento que aceitamos a Jesus, somos libertos do domínio do pecado e essa é a liberdade que alcançamos em Cristo. Veja o que a Bíblia diz:
Mas agora se manifestou uma justiça que provém de Deus, independente da Lei, da qual testemunham a Lei e os Profetas, justiça de Deus mediante a fé em Jesus Cristo para todos os que creem. Não há distinção, pois todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus, sendo justificados gratuitamente por sua graça, por meio da redenção que há em Cristo Jesus.
Romanos 3:21-24
Mas agora que vocês foram libertados do pecado e se tornaram escravos de Deus o fruto que colhem leva à santidade, e o seu fim é a vida eterna.
Romanos 6:22
Todos pecaram e, por isso, tornaram-se dependentes da graça para alcançar a salvação e liberdade em Jesus. Sendo libertos do domínio do pecado, podemos agora viver uma vida em santidade, pela força capacitadora (a graça) que vem de Deus.
Liberdade nunca foi libertinagem!
Um ponto importantíssimo que precismos entender é que liberdade não é o mesmo que libertinagem. Deus nos libertou do pecado para podermos viver em obediência a Sua vontade, não o contrário.
Muitas pessoas, usam da liberdade concedida por Cristo como pretexto para pecar e a Bíblia nos deixa bem claro qual a consequência dessa atitude:
Porque certos homens se infiltraram entre vós sem que fossem notados; desde há muito tempo eles estavam destinados para o juízo. São homens ímpios, que mudam a graça de nosso Deus em libertinagem e negam o nosso único Soberano e Senhor, Jesus Cristo.
Judas 1:4
A Palavra de Deus é clara ao afirmar que o juízo é a consequência daqueles que transformam a graça de Deus em libertinagem. Por isso, precisamos entender o real significado da graça e liberdade em Jesus, para não agir contraditoriamente ao ensinamento bíblico.
O pastor Luciano Subirá, em seu livro Graça Transformadora, faz a seguinte afirmação sobre o assunto:
“A graça divina não é permissão para pecar sem que haja consequências; é justamente o oposto! Ela é a maior força capacitadora para nos ajudar a andar em santidade.”
Devemos olhar para a graça alcançada em Cristo como a oportunidade concedida por Deus para podermos viver em obediência, levando uma vida marcada pela santidade, a qual é o desejo do Pai para nós. 🙏🏻
Graça não isenta responsabilidade
Podemos concluir que a graça não tira a nossa responsabilidade de praticar boas obras ou as disciplinas espirituais, pelo contrário ela opera juntamente com o nosso esforço em viver de maneira a glorificar a Deus.
A Bíblia nos indica que o esforço e diligência estão alinhados a graça, como essa força capacitadora. Pois, enquanto Deus nos concede a capacidade para exercer a sua obra, cabe a nós o papel de nos esforçar para realizá-la.
O apóstolo Paulo mencionou diversas vezes em suas cartas o seu esforço para cumprir a obra de Deus, por outro lado, ele também afirmou reconhecer que tudo o que alcançou foi pela graça do Senhor em sua vida.
Pois sou o menor dos apóstolos e nem sequer mereço ser chamado apóstolo, porque persegui a igreja de Deus. Mas, pela graça de Deus, sou o que sou, e sua graça para comigo não foi inútil; antes, trabalhei mais do que todos eles; contudo, não eu, mas a graça de Deus comigo.
1 Coríntios 15:9-10
Comentário do pastor Luciano Subirá sobre essa passagem:
“Paulo sabia que a sua identidade e realizações não estavam atrelados ao que ele foi e fez antes do novo nascimento. Também compreendia que, ao produzir grandes resultados no Reino de Deus, não podia atribuir suas conquistas apenas à sua própria capacidade. Ele afirma, com ousadia, ter trabalhado mais do que os demais apóstolos. Entretanto, reconhece que não havia feito aquilo sozinho. Isso fica evidente na expressão “não eu, mas a graça de Deus comigo”.”
Os nossos resultados na obra de Deus não devem ser atribuídos aos nossos esforços, isso é claro, mas também não significa que devemos estar de braços cruzados esperando que Deus faça a nossa parte. Graça e diligência operam juntas. ✅
Viva a liberdade que Cristo te deu!
Ao reconhecer o verdadeiro sentido da graça e da liberdade alcançada por Jesus, você irá usufruir a totalidade daquilo que Deus tem para você e viver a verdadeira liberdade que Ele te deu em Cristo.
Se você quiser estudar ainda mais a fundo sobre a graça, conheça o livro Graça Transformadora. Eu já estou quase finalizando essa leitura e tem sido uma bênção.
Devocional, Fé & Café é uma newsletter para todos os que desejam viver em intimidade com Deus e glorificá-lo em todas as coisas.
Isso é tudo por hoje! Caso tenha perdido, confira a última edição:
Gosto da frase do Bonhoffer que diz: Uma graça que é suficiente para te salvar mas não para te transformar é uma graça barata! Ou seja, graça salvadora é a mesma graça que transforma o nosso caráter, se não entendemos a graça, provavelmente estamos vivendo uma vida cristã centrada em nós, não em Cristo e no seu sacrifício.
Fiquei muito feliz em ver uma das artes do projeto Little Son sendo utilizadas por aqui 😊 que Deus continue lhe abençoando 🙏🏻