Não podemos controlar a situação, mas podemos controlar a nós mesmos!
Nem sempre podemos controlar as circunstâncias, mas podemos aprender a nos controlar, em primeiro lugar. Pegue sua Bíblia, seu café e junte-se à conversa.
O que pode ser mais valente do que um bravo guerreiro, disposto a arriscar sua vida para derrotar os inimigos e conquistar suas vitórias? Bem, a Bíblia nos diz que o homem que sabe se controlar conquistou maior mérito do que esse.
Creio que você já enfrentou alguma situação que te tirou do sério, todos nós já passamos por momentos assim e, talvez, eles sejam mais frequentes do que você gostaria, não?
A nossa tendência é sempre querer tomar o controle da situação, mas dificilmente conseguimos controlar a nós mesmos; na verdade, essa é a maior vitória, conseguir lidar com a situação sem perder a calma - eu diria que é mais sobre aprender a lidar com o nosso próprio temperamento.
Melhor é o homem paciente do que o guerreiro, mais vale controlar o seu espírito do que conquistar uma cidade. Provérbios 16:32
A paciência é difícil de exercer em todos os seus aspectos, seja paciência para esperar algo acontecer ou paciência para lidar com as pessoas e circunstâncias do dia a dia. Mas, não significa que seja impossível aprender a nos controlar!
Como a cidade com os muros derrubados, assim é quem não sabe dominar‑se.
Provérbios 25:28
Uma cidade sem muros representava desproteção, era uma cidade totalmente vulnerável a qualquer ataque. Igualmente, quando não sabemos controlar nosso temperamento, nos tornamos vulneráveis as situações, podendo ser afetados por qualquer coisa.
Então, como podemos nos controlar? A Bíblia nos mostra que o domínio próprio faz parte do fruto do Espírito, um conjunto de virtudes produzidas pelo Espírito Santo na vida do cristão. 🍊
Estudo Bíblico sobre o fruto do Espírito: Assita aqui! 🎥
Com isso, entendemos que para dominar a nós mesmos precisamos do agir do Espírito Santo em nossas vidas. Quando cultivamos uma vida em intimidade com Deus nos tornamos mais sensíveis ao seu Espírito, que nos guia em todos os momentos.
O fruto do Espírito é o resultado de uma vida em comunhão com o Senhor, à medida que nos aproximamos dele somos transformados à sua imagem. Conforme nos tornamos mais parecidos com Jesus aprendemos a agir em todas as circunstâncias levando as suas características conosco.
O Espírito Santo nos ensina mediante as situações do dia a dia. Muitas vezes, aquele pensamento que lhe incomoda a escolher permanecer calado ao invés de “explodir”, é o Espírito te guiando a dominar suas emoções. 🧠
Da mesma forma, nas situações em que precisamos aplicar a paciência ao esperar no Senhor, Ele nos encoraja a continuar seguindo por fé, mesmo quando não vemos algo acontecer.
Se dominar é sobre não deixar as suas emoções redigir sua vida, mas confiar em Deus mediante todas as circunstâncias e se tornar mais parecido com Jesus a cada dia.
Para continuar o assunto com um cafezinho! ☕
Se você tem enfrentado um momento de espera, em que a sua paciência parece estar sendo testada, assista esse vídeo. Entenda o que você deve fazer enquanto espera no Senhor.
Devocional, Fé & Café é uma newsletter para todos os que desejam viver em intimidade com Deus e glorificá-lo em todas as coisas.
Esse foi o texto de hoje. Caso tenha perdido, confira a edição passada! 🤍