Pelo que temos vivido? O perigo de apenas querer performar...
Estamos sempre tentando alcançar os melhores resultados através do nosso esforço, e não que isso seja errado, mas será que isso é tudo?
Vivemos em um tempo onde a produtividade virou o objetivo final de muitas pessoas; conseguir manter uma rotina eficiente e o maior número de itens cumpridos na lista de tarefas do dia parece ser o sonho atual.
Não que exista problema em agir com diligência, pelo contrário, a Bíblia nos ensina a ser diligentes. Mas, será que realmente apenas ser produtivo é o objetivo final? Será que isso é tudo o que Deus espera de nós?
Portanto, vede prudentemente como andais, não como néscios, mas como sábios, remindo o tempo, porquanto os dias são maus.
Efésios 5:15-16
Creio que o problema em ter a produtividade como objetivo final está no fato de que perdemos de vista o nosso real objetivo. Com isso, podemos cair em uma ideia de performar, ao invés de viver com propósito.
Jesus não espera que você seja apenas produtivo, Ele espera que você cumpra o propósito para o qual foi chamado. Isso significa usar a produtividade como um meio e não tê-la como o resultado.
Quando reconhecemos que a nossa vida não se resume apenas a essa terra, entendemos que tudo o que fazemos exerce uma influência que afetará nossa eternidade.
Logo, nosso objetivo deve ser agir com intencionalidade, reconhecendo nosso tempo como uma dádiva de Deus que deve ser usada com sabedoria. Isso, não apenas para alcançar nossos próprios interesses, mas para trabalhar pelo Reino de Deus na terra, produzindo frutos duradouros.
Essa visão focada na eternidade muda tudo! Quando entendemos que Deus espera por frutos e não apenas uma lista de tarefas cumprida, deixaremos de correr por resultados rápidos e passaremos a buscar estar enraizados o suficiente para aguentar o peso desses frutos.
O problema de viver apenas para ser produtivo é que você perde o alvo, e se sobrecarrega por não passar pelo processo necessário para se fortalecer no Senhor.
Enquanto vivemos nessa corrida de cumprir tudo o mais rápido possível, sem ter qualquer propósito claro definido, nos sentiremos sempre para trás e voltaremos a ver na performance uma forma de nos autoafirmar.
Isso acontece porque não temos a visão de frutos, os quais levam tempo para ser formados, mas que exercem um impacto maior do que qualquer resultado rápido, não apenas nesse mundo, mas alcançando a eternidade.
O ponto central de tudo isso é entender que a depender do que definimos como nosso objetivo teremos respostas e, consequentemente, resultados diferentes.
Se o nosso foco está apenas em ser produtivos porque isso parece ser o que todos estão fazendo, estaremos correndo sem nenhum destino definido. No entanto, se buscamos nosso direcionamento no Senhor, usaremos nossa produtividade como uma forma de glorificá-lo e viver o plano que Ele tem para nós.
Além disso, quando firmamos nosso alvo em Cristo, também reconheceremos que é Ele quem nos capacita ao longo da jornada; o que significa que nos colocaremos na dependência da sua força capacitadora à medida que direcionamos nossos esforços segundo os princípios por Ele estabelecidos.
Por fim, quero te convidar a repensar sobre qual tem sido o seu objetivo central, pelo que você tem vivido?
Talvez, mudar sua perspectiva sobre o seu alvo é tudo o que você precisa para deixar de lado a correria desfuncional e viver com intencionalidade.
Uma leitura para acompanhar com um café
Se você quer entender como Deus usa os processos da vida para te enraizar Nele, a fim de que você esteja pronto para frutificar e permanecer, eu indico essa leitura.
Enraizado é um livro que te fará entender a importância de esperar no Senhor e ser desenvolvido nos solos necessários para o seu crescimento e frutificar!
Comprando o livro através desse link você está apoiando o meu trabalho, obrigada pelo suporte! S2
Devocional, Fé & Café é uma newsletter para todos os que desejam viver em intimidade com Deus e glorificá-lo em todas as coisas.
Excelente! 👏